A Uber renovou por mais um ano o patrocínio exclusivo que mantém com o Programa Orquestra nas Escolas. Ao todo, R$ 2 milhões serão repassados, via Lei Rouanet, ao projeto da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que oferece educação musical a alunos da rede pública municipal carioca. A Orquestra foi fundada em 2017 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e já beneficiou mais de 12 mil estudantes de ensino fundamental.

“Poder participar de projetos de educação e de desenvolvimento nas cidades em que atuamos é um dos objetivos da Uber. Por isso, nós acreditamos que o projeto da Orquestra nas Escolas tem um enorme potencial de enriquecer o conhecimento desses jovens e fornecer a eles novas oportunidades e experiências”, afirma Silvia Penna, gerente de operações da Uber.

Em 2018, a Uber patrocinou o projeto pela primeira vez e possibilitou que os jovens de diferentes comunidades cariocas tenham tido aulas de música e de educação musical no contraturno das aulas. Durante a pandemia, as aulas foram mantidas em formato virtual. Ao longo dos anos, os jovens já se apresentaram em diferentes locais de grande visibilidade no Rio, como a Cidade das Artes, o Parque Madureira, a Câmara Municipal do Rio e o Jardim Botânico.

Para os alunos integrantes da orquestra, a parceria possibilitou a compra de instrumentos profissionais e a qualificação da formação, seja nos ensaios ou no calendário de apresentações no Brasil ou no exterior. Os monitores também são beneficiados com oportunidades de capacitação profissional dentro da cadeia produtiva da música.

Moana Martins, coordenadora da Orquestra, acredita que “além de uma ação potente de desenvolvimento artístico e cultural, a aposta da Uber na OSJC traz como representação a oferta de oportunidades para que esses meninos e meninas cariocas sejam forjados como cidadãos autônomos, solidários, preparados para a vida comunitária, a partir do seu desenvolvimento humano integral”.

Recentemente, alunos do projeto que são filhos de motoristas e entregadores parceiros da Uber surpreenderam seus pais com um vídeo especial de Dia dos Pais.