Novos critérios para realizar viagens Uber Black

Para receber viagens Uber Black, a partir de 01/02/2021, os veículos devem ter os seguintes critérios:
* Ter ar condicionado
* Ter quatro portas
* Ter pelo menos 5 lugares
* Constar da nova lista de veículos aceitos para o produto
* Ter no máximo 6 anos de fabricação*

O banco de couro deixará de ser um critério mínimo para o Uber Black, e os veículos poderão ser de cores neutras. Com isso, preto, chumbo, cinza, branco, azul marinho e marrom passarão a ser aceitas.

Já os motoristas parceiros, para utilizar o Uber Black, terão que:
* Ter utilizado a plataforma para fazer viagens por mais de 100 vezes em qualquer produto de intermediação de viagem da Uber (exceto Uber Eats)
* Manter uma média de avaliações dadas pelos usuários superior a 4,85 estrelas

Lembrando que você continuará tendo acesso à plataforma para fazer viagens dos outros produtos, como Uber X, Uber Flash. E sobre o Uber Black para ajudar você a se organizar melhor e se adaptar a estes novos critérios, caso a sua média fiquei abaixo deste mínimo, você não será surpreendido pois receberá um aviso e ainda terá as próximas 50 viagens avaliadas pelos usuários para, se quiser, fazer com que a sua média de avaliação retorne ao critério mínimo do Uber Black. Se você recuperar a sua média de avaliação, continuará elegível a receber solicitações do Uber Black. Caso você não recupere, mas seja a primeira vez que sua média de avaliação pelos usuários fica abaixo do critério mínimo do Uber Black, você terá ainda mais 50 viagens avaliadas para recuperar a sua média de avaliação. Depois desta primeira vez, ou seja, nas demais ocasiões, você terá apenas as próximas 50 viagens avaliadas pelos usuários para, se quiser, recuperar sua média de avaliação.


Essas mudanças foram definidas com base em atributos técnicos, além da percepção e preferência demonstradas em pesquisas realizadas com usuários frequentes de Uber Black.

Requisitos de Uber Black

Veículo

Para ser Uber Black, os veículos deverão estar na lista de veículos permitidos no produto, devem ter ar condicionado, 4 portas e no mínimo 5 lugares. A idade veicular é de no máximo 6 anos (por exemplo, em 2021, carros com ano de fabricação abaixo de 2015 não serão aceitos). Cores de veículo permitidas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom e branco

Número de viagens

Motoristas devem ter utilizado a plataforma da Uber para realizar e completar viagens por pelo menos 100 vezes em qualquer produto de viagens do app da Uber, com exceção de viagens Uber Eats.

Média de avaliações

Todos os motoristas Uber Black devem manter uma média de avaliações dadas pelos usuários de no mínimo 4,85. A média de avaliações do motorista é baseada nas últimas 500 viagens avaliadas (viagens canceladas – tanto por motoristas parceiros quanto por usuários – não são consideradas).¹

Como se qualificar

Possua os critérios necessários

Para que o motorista parceiro possa receber viagens Uber Black, os critérios de veículo, número de viagens e média de avaliações devem estar presentes. Só assim, aparecerá a opção de receber viagens Uber Black em seu aplicativo.

Dirija quando quiser

Quando você estiver online, você pode optar por receber apenas viagens de Uber Black ou poderá aceitar também viagens de outras categorias (UberX, Uber Comfort, Uber Promo, Flash e Uber Eats).

Mantenha uma média de avaliações acima de 4,85

Para continuar elegível ao Uber Black, motoristas parceiros deverão manter a média de avaliações dos usuários igual ou superior a 4,85.

Como ocorrerão as mudanças?

Atuais parceiros

Para que os motoristas parceiros possam se adaptar às mudanças no Uber Black, entre 30/10/2020 e 31/01/2021, os critérios atuais de cada cidade ainda serão mantidos. Ou seja: durante este período, quem ainda não tiver os novos critérios ainda poderá receber solicitações de viagem Uber Black, e aproveitar a forte demanda no final do ano.

Entretanto, a partir do dia 1 de fevereiro de 2021, para que o motorista parceiro possa receber viagens Uber Black, todos os novos critérios deverão ser cumpridos.

Novos parceiros

A partir de 3 de novembro de 2020, novos motoristas parceiros na plataforma poderão fazer viagens de Uber Black caso tenham os novos critérios, que acabei de te falar, e você receberá por email.