O Vision Fund da SoftBank Group Corp. vendeu cerca de US $ 2 bilhões em ações da Uber Technologies Inc. após uma alta nas ações da gigante, sinalizando que pode lucrar mais com o setor no futuro.

Uma afiliada do fundo de investimento chamado SB Cayman 2 vendeu 38 milhões de ações em 7 de janeiro a um preço médio de US $ 53,46, de acordo com um documento da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. A SoftBank ainda detém cerca de 184,2 milhões de ações, de acordo com o documento, no valor de cerca de US $ 10 bilhões a preços atuais.

O fundador da SoftBank, Masayoshi Son, foi um investidor agressivo no setor de carona, tendo grandes participações na Uber, Didi Chuxing da China, Ola da Índia e Grab do Sudeste Asiático. Essas apostas pareciam em perigo quando o Uber tropeçou após sua oferta pública inicial de 2019 e a pandemia de coronavírus atingiu a demanda.

Mas as ações do Uber mais do que triplicaram desde a baixa de março do ano passado, com a alta dos mercados de capitais. Agora, Didi, o maior investimento no portfólio da SoftBank, também está considerando um IPO no segundo semestre deste ano, informou a Bloomberg .

“O SoftBank Vision Fund pode abrir caminho para a oferta pública inicial de Didi Chuxing após a venda de ações da Uber”, escreveu Anthea Lai, analista da Bloomberg Intelligence, em nota de pesquisa. “Como ele supostamente possui cerca de 20% da empresa chinesa, reduzir a exposição ao Uber poderia ajudar a aliviar as preocupações dos possíveis investidores de Didi sobre a forte influência do Softbank no setor de compartilhamento de caronas e potencial conflito de interesses.”

Para lidar com a pandemia, Uber Chief Executive Officer Dara Khosrowshahi iniciado duas rodadas de demissões s e cortado iniciativas caros, tais como bicicletas elétricas e táxis voadores. Os bloqueios da Covid-19 continuam a diminuir a demanda por compartilhamento de carona nos maiores mercados da empresa, com as vendas nos Estados Unidos e Canadá caindo 30% durante o terceiro trimestre .

Mas o negócio de entrega de alimentos disparou durante a pandemia, compensando grande parte dessa perda. A gerência sugeriu que a entrega poderia ser tão grande ou maior do que uma saudação de carona quando a pandemia passar. O Uber se comprometeu a ter lucro ajustado trimestralmente até o final deste ano.

Filho da SoftBank está preparado para outra sorte inesperada de IPO em 2021

As ações da SoftBank também subiram à medida que investimentos como o Uber se recuperaram e várias empresas de seu portfólio abriram o capital. Son vendeu ativos para financiar recompras recordes de suas próprias ações.

A empresa sediada em Tóquio está se preparando para adquirir pelo menos mais seis empresas de seu portfólio neste ano, depois que uma rodada de IPOs em 2020 gerou grandes lucros. Junto com Didi, o pioneiro sul-coreano de comércio eletrônico Coupang Corp. e a operadora de shopping center online indonésia PT Tokopedia estão planejando a estreia em 2021, informou a Bloomberg.

A empresa de Son tem cerca de 100 startups em seu portfólio, potenciais candidatos a IPOs ou aquisições. As ações da SoftBank subiram pouco menos de 1% na terça-feira.

“A SoftBank está recuperando seu investimento e buscará injetar dinheiro em alvos mais crescentes”, disse Mitsushige Akino, diretor executivo sênior da Ichiyoshi Asset Management Co.

Matéria traduzida: https://www.bloomberg.com

Receba diariamente informes sobre mobilidade

Informações sobre motoristas de aplicativos no Rio de Janeiro

*TELEGRAM WEST MOTORISTAS APP*
https://t.me/WestMotoristas

GRUPO FACEBOOK WEST MOTORISTAS APP https://www.facebook.com/groups/ronaldopcsousa/?ref=share