Condutores têm informações privilegiadas sobre o funcionamento do app de transportes, desde tarifas até sistema de avaliações

Os motoristas de Uber sabem informações sobre o funcionamento do aplicativo de transportes para Android e iPhone (iOS) que muitas vezes são desconhecidas pelos passageiros. Por prestarem serviço a partir do app, os condutores conhecem regras detalhadas a respeito de tarifas, descontos e sistema de avaliações.

Ter um carro com quatro portas e ar-condicionado é pré-requisito para se tornar um parceiro da empresa, mas oferecer balas ou água não é obrigatório, por exemplo. Ficou curioso? Na lista a seguir, Separei sete segredos sobre a Uber que os motoristas gostariam que você soubesse.

1. Afaste-de de áreas lotadas para solicitar a corrida

Partir de locais muito movimentados, como casas de show após o término de uma grande apresentação ou na saída de um jogo de futebol, provavelmente fará com que o preço da viagem seja mais caro. Por isso, se possível, ande alguns quarteirões de distância da multidão para solicitar a corrida ou espere a concentração de pessoas diminuir. Assim, você economiza e também faz com que seja mais fácil para o motorista encontrar você.

2. Indique o app para um amigo em vez de se oferecer para pagar a corrida

Se você for viajar com um amigo que não tem o aplicativo do Uber instalado, não se ofereça para pagar a corrida com sua conta pessoal. Em vez disso, peça-o para instalar o app e compartilhe o código promocional disponível no menu “Viagens com desconto”. Quando você indica alguém para experimentar a Uber, a empresa te oferece uma corrida com até R$ 8 de desconto. Agora que o seu amigo já tem o app instalado, aproveite a vantagem e rache a conta da viagem na própria plataforma.

3. Não faça o motorista esperar

Muitos não sabem, mas não são apenas os motoristas que avaliam os passageiros. No Uber, os condutores também dão uma nota para os clientes. Para garantir uma avaliação positiva e estar habilitado a entrar em programas especiais como o Uber VIP, é importante que você, além de se comportar com educação, não deixe o motorista esperando por muito tempo antes da viagem.

Vale lembrar que a Uber cobra uma taxa por minuto de espera aos passageiros que fazem o motorista aguardar por mais de dois minutos (ou cinco, dependendo da cidade) no local de embarque. “Os motoristas se esforçam para chegar ao seu local de partida no horário. Você deve solicitar a viagem quando estiver perto do local de partida e pronto para encontrar o motorista”, justifica o FAQ do serviço.

4. A maior parte dos motoristas só sabe o destino final da viagem quando você entra no carro

Essa medida existe para evitar que motoristas recusem corridas em determinadas locais, reclamação relativamente comum em relação aos taxistas. Em maio, porém, a Uber decidiu atender à demanda dos condutores e reavaliar essa regra. A empresa lançou um recurso que permite que o motorista consiga ver o destino da viagem antes de iniciar a corrida. A função já está disponível em algumas cidades específicas, mas não se aplica a viagens saindo de aeroportos. Em breve o recurso deverá ser expandido para todo o Brasil.

5. Todo carro precisa ter quatro portas e ar-condicionado

Isso mesmo. De acordo com o regulamento da Uber, todos os carros, independente da modalidade (Uber Juntos, UberX e Uber Select), precisam contar com ar-condicionado e quatro portas. Na categoria Black, que possibilita aos usuários solicitar viagens de alta qualidade em carros sedã, a obrigatoriedade é de bancos de couro.

6. Oferecer bala e água não é obrigatório

Embora tenham virado uma espécie de cartão de visitas da Uber no início da operação da empresa, esses itens não são obrigatórios. Distribuir balas e água aos passageiros é apenas uma recomendação da empresa para incrementar o serviço e fazer com que o cliente desfrute de uma melhor experiência de viagem. Além disso, os motoristas que desejarem oferecer os itens devem adquiri-los por conta própria, sem ressarcimento.

7. Motoristas com notas baixas são banidos do app

A Uber exige que os motoristas tenham uma avaliação média de, no mínimo, 4,7 estrelas — em uma escala de um a cinco — para continuar prestando serviço pelo aplicativo. Condutores com notas inferiores recebem e-mails da empresa com alertas para melhorarem suas práticas. Em caso de repetência ou nota muito baixa, o motorista pode acabar suspenso ou banido do app de transporte. Por isso, é importante que você seja justo com as estrelas que dá para o condutor. Caso se arrependa de alguma avaliação, saiba que é possível corrigir a nota do motorista a partir do menu “Suas viagens”.