Resultado de imagem para uber trip help"

Uber possui diferentes formas de pagamento, e o cartão de crédito é um dos métodos mais comuns entre os usuários. No entanto, algumas dúvidas são frequentes entre os usuários da plataforma, que se confundem com os vários termos utilizados pela empresa para identificar uma cobrança no cartão e sobre o que pode ser feito nos casos de cobranças indevidas na fatura. A plataforma, por sua vez, sugere diferentes ações para corrigir o problema.

aplicativo de viagens para Android e iPhone (iOS) também permite, entre outras coisas, alterar a forma de pagamento de uma corrida antiga, e solicitar a segunda via em PDF do recibo de uma viagem paga com cartão. Confira, a seguir, uma lista com cinco dúvidas sobre pagamentos de corrida do Uber feitas usando cartão de crédito.

1. O que significa Uber Trip Help?

A Uber utiliza nomenclaturas diferentes para identificar os pagamentos das corridas nas faturas dos cartões de crédito dos usuários. Entre elas, estão “Uberbr: Uber Trip Help” e “Uber do Brasil Tecnologia”. Embora não tenha revelado o porquê de usar termos diferentes, incluindo a palavra “help“, a Uber afirmou que os usuários podem confiar no alerta, pois esses nomes de cobrança estão corretos e são, de fato, feitos pela empresa.

2. Quais cartões a Uber aceita?

A Uber aceita cartões de crédito e débito de várias bandeiras atuantes no Brasil. Confira a lista:

Cartão de crédito:

Cartão de débito:

  • Banco do Brasil (bandeira VISA e Mastercard)
  • Bradesco (apenas bandeira VISA)
  • Santander (apenas bandeira MasterCard)
  • Banco Next (apenas bandeira VISA)
  • Banco Original (apenas bandeira MasterCard)
  • Banco Caixa (bandeira Visa e Mastercard)
  • Cartões pré-pagos

Além disso, é possível pagar as corridas usando dinheiro, Uber Cash, a conta do PayPalboleto e transferência bancária.

3. O que fazer no caso de cobrança indevida?

Caso você não reconheça uma cobrança de viagem feita pela Uber no seu cartão de crédito ou na sua conta bancária, é preciso checar alguns detalhes. Verifique se algum parente ou amigo realizou uma corrida recentemente com a sua conta sem o seu conhecimento. Analise também o seu histórico de viagens: você pode estar sendo cobrado por uma taxa de cancelamento de uma corrida recente ou por um pedido do Uber Eats.

Além disso, é possível que você receba um SMS com uma cobrança antes mesmo de iniciar uma viagem. A Uber explica que essa mensagem é enviada para validar o método de pagamento escolhido e o valor da viagem. Essa forma de proteção garante a segurança contra o uso não autorizado de cartões de crédito e recebe o nome de “Cobrança de Autorização”. A empresa tranquiliza os passageiros dizendo que o dinheiro é estornado rapidamente, e não chega a ser debitado efetivamente.

Se ainda assim você não concordar com alguma cobrança recebida, é preciso entrar em contato com o suporte da Uber pelas configurações do aplicativo.

4. Como trocar forma de pagamento de uma corrida passada?

A Uber permite mudar a forma de pagamento de corridas realizadas há menos de 30 dias, no caso de viagens comuns, ou há menos de 60 dias em viagens de trabalho. Esse tipo de alteração só é permitido em corridas pagas com cartão de crédito ou Uber Cash. Para isso, abra seu histórico de viagens e escolha a corrida que terá o método de pagamento alterado. Depois, vá em “Tive outro problema” e escolha “Trocar a forma de pagamento de uma viagem”. Então, escolha a forma de pagamento desejada.

Em alguns casos, um grande atalho para trocar a forma de pagamento também é exibido assim que a corrida é aberta dentro do histórico. Vale lembrar que também é possível mudar a forma de pagamento durante uma viagem, seguindo a mesma regra de utilizar apenas métodos eletrônicos (cartão ou Uber Cash). Pagamentos em dinheiro não podem ser alterados em nenhuma hipótese.

5. Como emitir recibo de uma corrida?

O aplicativo da Uber registra um histórico com todas as corridas realizadas na sua conta, permitindo que o usuário confira detalhes, como preço e trajeto, de cada viagem posteriormente. Para emitir um recibo de qualquer viagem anterior, acesse suas corridas nas configurações do app, selecione a viagem desejada e abra a seção “Recibo” para visualizar os detalhes. Pelo navegador, é possível solicitar um recibo em PDF, que será enviado por e-mail.