Quem pagou a mais pode pedir o estorno gratuitamente através da internet; estados do sul e sudeste lideram quantidade de reembolsos

Mais de 900 mil proprietários de veículos em todo o Brasil já solicitaram a restituição do Seguro DPVAT, responsável por indenizar vítimas de acidente de trânsito. Até o momento, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco, são os estados que registram maior número de pedidos de reembolso.

De acordo com dados da Seguradora Líder, administradora do consórcio que gere o seguro obrigatório, aqueles que pagaram a mais podem solicitar o estorno de maneira gratuita através da internet. Após a solicitação, o ressarcimento com a diferença de valores será feito na conta corrente ou poupança do proprietário em até dois dias úteis. 

A restituição ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em dezembro de 2019 aceitou o pedido do governo para reduzir os valores do seguro DPVAT. No entanto, alguns motoristas já haviam feito o pagamento do valor. 

Como solicitar a restituição do Seguro DPVAT?

Os proprietários que possuem direito à devolução devem acessar o site responsável pela restituição e fornecer as seguintes informações:
 – CPF ou CNPJ do dono do automóvel;- Renavam do veículo;- E-mail e telefone de contato;- Data em que foi realizado o pagamento maior;- Valor pago;- Banco, agência e conta corrente ou poupança do proprietário do veículo.
Os valores do ressarcimento variam de R$ 10,98 a R$ 72,28, de acordo com a categoria do automóvel. O DPVAT é um seguro obrigatório de caráter social, destinado a qualquer cidadão acidentado em território nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre.