Jair Bolsonaro anuncia almirante Bento Costa Lima Leite como ministro de Minas e Energia

Costa Lima faz parte atualmente do conselho de administração da Nuclebrás, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou o novo ministro de Minas e Energia pelo Twitter. Será o almirante de esquadra Bento Costa Lima.

“Bom dia! Comunico a indicação do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, para o cargo de Ministro de Minas e Energia”, disse Bolsonaro na rede social.

O almirante-de-esquadra é atualmente diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.

Ele foi chefe da divisão de Ciência e Tecnologia e chefe de gabinete do chefe do Estado-Maior da Armada, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa.

Nascido no Rio de Janeiro, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior começou a carreira na Marinha em 1973. Foi comandante em chefe da Esquadra, chefe de gabinete do Comando da Marinha e comandante da Força de Submarinos Brasileira.

No exterior, o almirante atuou como observador militar das forças de paz das Nações Unidas em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina.

Ele é o vigésimo nome de ministro anunciado. A previsão é que permaneçam 22 ministérios, dos atuais 29. A intenção de Bolsonaro é enxugar as pastas para economizar recursos.