Especialistas da Globo dizem que Olavo não tem razão

//Especialistas da Globo dizem que Olavo não tem razão

Especialistas da Globo dizem que Olavo não tem razão

2019-02-11T11:42:20+00:0011/02/2019 11:42|Categorias: Brasil|Etiquetas: |Nenhum Comentário

 

“Olavo de Carvalho está errado e não entendeu Kant, dizem três nomes de destaque da academia brasileira”, diz o título da matéria publicada neste domingo (10) pelo jornal O Globo.

A reportagem do jornal O Globo destaca o vasto conteúdo disponibilizado na internet pelo filósofo autodidata Olavo de Carvalho em seu Curso On-line de Filosofia (COF), mas faz questão de frisar que o professor não possui “formação acadêmica”.

“São mais de 400 aulas e vídeos reunidos no ‘Curso On-Line de Filosofia’, que Olavo e seus seguidores costumam chamar de COF. O material pode ser acessado ao custo de R$ 60 mensais — há descontos para planos trimestrais, semestrais e anuais. Apesar de se autointitular filósofo, ele não tem formação acadêmica”, diz o texto.

A matéria então apresenta três filósofos especialistas na obra de Immanuel Kant. Eles assistiram a uma aula on-line de Olavo, em que ele trata da obra do pensador alemão, que viveu no século XVIII e foi um dos principais nomes do Iluminismo.

  • Maurício Keinert, professor de filosofia moderna na Universidade de São Paulo (USP);
  • Maria Borges, professora de filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidente da Sociedade Kant Brasileira;
  • Daniel Tourinho Peres, professor especializado em filosofia alemã da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O restante da matéria é parágrafo após parágrafo de críticas ao pensamento do filósofo autodidata. Você pode conferir clicando aqui.

A reportagem do jornal O Globo movimentou o domingo (10) da blogosfera petista. Como vem acontecendo nos últimos meses, as matérias publicadas pelas redações da grande mídia estão sendo utilizadas como pauta para uma boa parte dos sites na lista dos “blogs sujos” do petismo.

Desta vez não foi diferente. Citamos abaixo algumas das matérias publicadas por sites conhecidos por seu viés esquerdista.

  • “Globo ensina a provar charlatanice de guru de Bolsonaro”, diz o Catraca Livre.
  • “Professores analisam aula on-line de Olavo de Carvalho e mostram que ele não sabe nada de Kant”, diz o Diário do Centro do Mundo.

Em seu perfil oficial no Facebook, o filósofo Olavo de Carvalho se pronunciou sobre a reportagem:

“O número dos ataques DIÁRIOS a mim na mídia (especialmente Fôia) já elimina, na base, a condição indispensável de todo debate honesto.

Professores e ‘especialistas’ que opinam contra mim, felizes e seguros pela sua superioridade numérica, não são intelectuais, são apenas cães hidrófobos reunidos em matilha para evitar a possibilidade de uma resposta.”

E acrescentou:

“Para examinar UMA ÚNICA das 460 aulas do COF, os covardões têm de se reunir em três, enquanto um quarto inverte o sentido de uma afirmação do Carpeaux para sujar a reputação do ‘guru bolsonariano’.

Com relação ao Kant, o texto original tem infinitamente mais autoridade do que quaisquer ‘especialistas’, mas estes parece que não sabem disso.

Se vocês querem refutar o que eu disse do Kant, citem o texto dele que me desminta em vez de tentar enganar o público com essa pose de ‘autoridades’.”

Olavo também afirmou que não vai “pedir direito de resposta porque é precisamente o que essas publicações moribundas querem para poder, com o uso do meu nome, atrair mais leitores”.

Faça um comentário

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: