Confira as principais informações sobre o pagamento dos impostos e taxas para o licenciamento de veículos em 2020

Início de ano é hora dos condutores do país pagarem os tributos de seus veículos. Para tanto, damos as principais informações sobre o DPVAT e IPVA 2020. Confira:

Perguntas sobre o IPVA 2020

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago anualmente durante o processo de renovação do licenciamento do veículo. Ele é uma taxa estadual e, por isso, segue processos específicos em cada região, como você confere abaixo.

1. Como imprimir IPVA 2020?

Para emitir o boleto do imposto, acesse o site da Secretaria da Fazenda ou do Detran estado em que o veículo está registrado. Para saber todos os detalhes do IPVA em cada estado, acesse nossa matéria completa.

2. Como parcelar o IPVA 2020?

Para dividir o pagamento do imposto, escolha o código de barras referente no boleto de pagamento. Um dos códigos será para o pagamento à vista, que geralmente tem desconto. Os outros códigos serão para dividir, conforme o indicado acima do código.

3. Tabela de pagamento do IPVA 2020

A tabela de pagamento do IPVA 2020 varia de acordo com o estado. Os vencimentos da primeira parcela ou cota única começam em janeiro e podem chegar até abril, dependendo da região. Confira as datas de vencimento para cada estado na nossa matéria completa.

4. Onde pagar IPVA 2020?

O imposto pode ser pago diretamente nos terminais de autoatendimento de alguns bancos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco. Para tanto, é preciso inserir o código Renavam ou a placa do veículo.

Também é possível pagar o DPVAT 2020 em casas lotéricas, usando o número do Renavam.

5. Primeira parcela do IPVA 2020

A primeira parcela do IPVA 2020 tem vencimento a partir de janeiro e pode chegar até o mês de abril, dependendo do estado em que o veículo foi registrado. Confira a data de vencimento do IPVA para cada estado.

Perguntas sobre o DPVAT 2020

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres passou por um momento instável no ano passado. Após decisão do presidente Jair Bolsonaro, o seguro obrigatório havia sido suspenso.

Contudo, o DPVAT voltou a valer, e deve ser pago por todos os proprietários de veículos. Entenda por quê o DPVAT  está valendo, e saiba mais detalhes abaixo.

1. Boleto do DPVAT 2020

Para obter o boleto DPVAT 2020, acesse o site oficial da Seguradora Líder. Na seguida, faça o

2. Quais são os valores do DPVAT 2020?

Confira os valores do DPVAT 2020 para cada tipo de veículo na tabela abaixo:

3. Pagamento seguro DPVAT 2020

O pagamento do seguro DPVAT 2020 deve ser feito, pois voltou a valer. Ele pode ser realizado mediante impressão do boleto no site da Líder, conforme informamos acima.

4. Vencimento da guia seguro DPVAT 2020

A guia do seguro DPVAT 2020 tem vencimento idêntico ao do IPVA. A tabela é diferente em cada estado, com vencimentos que começam em janeiro e vão até abril. Confira os vencimentos do DPVAT.

5. Restituição do DPVAT 2020

O valor do seguro obrigatório também mudou no fim do ano passado. Por isso, alguns condutores pagaram valor superior ao exigido. Quem fez isso tem direito à restituição do DPVAT – saiba como exigi-la em um passo a passo.