Quanto tempo dura a bateria do carro? Veja 3 ações que acabam com sua vida útil!

Veja, neste artigo, quanto tempo dura a bateria do carro e quais são os fatores que influenciam em sua vida útil!

Por ser uma peça indispensável para o funcionamento de um veículo, surge o questionamento: quanto tempo dura a bateria do carro? Afinal, ninguém quer ser surpreendido com a bateria chegando ao fim em plena via.

Antes de tudo, devemos lembrar que a bateria de um automóvel é fabricada com solução de ácido sulfúrico (eletrólito), água, aditivos e placas de chumbo (negativas e positivas) que sofrem reações químicas o tempo todo. Logo, é de se esperar que ela possua um tempo de vida útil, que é influenciado por uma série de fatores.

Então, continue lendo este artigo até o final para descobrir quanto tempo dura a bateria do carro e quais são os fatores que podem diminuir a sua vida útil. Confira a seguir!

Quanto tempo dura a bateria do carro?

No geral, a durabilidade da bateria de um veículo varia muito conforme a marca. Todavia, em média, há baterias com a vida útil de 2 a 3 anos. Mas, esse tempo pode ser menor se o dono do veículo não tiver os cuidados necessários.

O que pode fazer a bateria do carro durar menos?

Logo abaixo, nós fizemos uma lista com os principais fatores que podem diminuir a vida útil da bateria do seu carro. Veja abaixo:

Carro parado

Deixar o carro parado por muito tempo é um dos principais fatores que diminuem a vida útil da bateria automotiva. Isso porque, quando o veículo fica estacionado por longos períodos, continua gastando energia, passivamente, com alguns dispositivos instalados no carro.

Então, caso você precise ficar com o carro parado por mais de um mês, o ideal é pedir para alguém ligar o veículo regularmente por 5 minutos para manter a bateria carregada.

Temperatura

O frio e o calor são outros elementos relacionados com a diminuição da vida útil da bateria de um carro.

Isso porque, as temperaturas extremas podem mudar a forma de reação dos polos da bateria. O que pode gerar uma sobrecarga à peça e, consequentemente, maiores chances de corrosão.

Uso de dispositivos elétricos

Por fim, quanto mais você utiliza os dispositivos elétricos que demandam da bateria automotiva, menor será a sua vida útil. Por isso, fique atento ao uso do rádio, faróis e lâmpadas internas. O ideal é evitar deixá-los ligados quando o carro estiver desligado!

Ronaldo Cunha
Empreendedor(a) 👨‍💻Profissional de TI 📚Certificado Google ✰ Conservador ও Operador de Criptomoedas
Open chat
Olá, seja bem vindo (a) site
Olá, seja bem vindo (a) site Ronaldo Cunha