Dois terços dos eleitores desaprovam deputados, mas não lembram voto em 2018

Dois em cada três eleitores brasileiros desaprovam o trabalho dos deputados federais, ante 29% que estão satisfeitos com a atuação da Câmara, conforme pesquisa Quaest feita a pedido da escola de formação política RenovaBR e obtida em primeira mão pela CNN. Em contrapartida, somam 66% dos entrevistados os que não lembram o próprio voto para o Legislativo nas eleições de 2018.

De acordo com o levantamento, feito no mês de junho, o Senado tem imagem muito próxima à da Câmara, com 63% de desaprovação (três pontos a menos que os 66% relacionados aos deputados) e 30% de aprovação.

Os políticos em geral são aprovados por apenas um quarto dos eleitores e reprovados por 73% dos entrevistados. Esse olhar crítico ajuda a explicar por que 86% responderam que seria bom se houvesse alta renovação do Congresso nas eleições deste ano, contra 6% que consideram essa hipótese ruim e 5% indiferentes.

Mais da metade dos eleitores (55%) admitiu não saber o que um deputado federal faz, ante 44% que disseram ter conhecimento das atribuições dos parlamentares. As propostas dos candidatos (48%) e o fato de ser da cidade ou região do eleitor (32%) são os dois principais motivos apontados pelos entrevistados para a escolha do voto.

Essa decisão costuma ser tomada pelo menos um mês antes do pleito por 47% dos eleitores, mas 12% disseram definir um nome 15 dias antes e 36%, na última semana ou a menos de 7 dias de ir à urna.

Ronaldo Cunha
Empreendedor(a) 👨‍💻Profissional de TI 📚Certificado Google ✰ Conservador ও Operador de Criptomoedas
Open chat
Olá, seja bem vindo (a) site
Olá, seja bem vindo (a) site Ronaldo Cunha