DETRAN DIGITAL: Renovação de CNH através da internet

Motoristas terão possibilidade de fazer renovação de CNH pela internet; confira como!

Conseguir passar nos exames para a Carteira Nacional de Habilitação é um passo muito importante para os motoristas. Contudo, a partir desse momento, iniciam as obrigações legais como condutor. 

Uma delas é estar sempre atento às datas de renovação do documento. Isso ocorre porque conduzir um veículo com a CNH fora da validade pode trazer muitos problemas para a pessoa, incluindo multas e perda de pontos na carteira. Sendo assim, aprenda a como solicitar a renovação da carteira sem sair de casa e evite penalidades.

Renovar CNH pela internet?

Muitas pessoas não sabem que é possível efetuar a renovação da CNH sem precisar sair de casa. Atualmente o Departamento de Trânsito da região já está permitindo que os condutores façam a solicitação através do Posto Digital. 

Diferente de antes, os motoristas não possuem mais a necessidade de agendar horário para comparecer aos postos responsáveis pelos serviços do Detran. Agora, é necessário apenas ir ao órgão para fornecer as impressões digitais e também a foto. Após esses passos, o processo já está realizado. 

Além disso, outro detalhe que mudou foi a ordem do atendimento. A partir de agora, as pessoas devem ser atendidas através da ordem de chegada. Assim, de acordo com a empresa, o condutor deve escolher em qual unidade do Detran irá comparecer para efetuar os passos necessários.

Desta forma, através do site do Posto Digital também é possível ser informado do endereço da clínica médica selecionada para o exame de aptidão mental e física. Ainda, lá também estará disponível a possibilidade de escolha do local de retirada do novo documento. 

Como fazer a solicitação?

Porém, antes de compreender como emitir a nova carteira, é importante entender que poderão escolher a opção de emissão virtual apenas as pessoas que desejam fazer o processo simplificado. Ou seja, sem adição de categoria ou alteração de dados. Deste modo, quem desejar um desses outros serviços deve realizar o agendamento como anteriormente. 

Para conseguir efetuar os processos do documento, o usuário deve utilizar o serviço do Posto Digital que permite à pessoa de se conectar com o sistema do Detran. Nele é possível resolver diversos procedimentos relacionados ao órgão. 

No site, onde era possível fazer consulta dos dados referentes à validade da carteira ou da quantia de pontos, agora há a inclusão da opção “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Para conseguir ter sucesso no processo, é necessário que o requerimento já esteja pago. 

Para acessar o benefício basta entrar no portal do Detran https://www.detran.rj.gov.br/ e buscar pela opção. É importante destacar que a novidade está disponível para o Estado do Rio de Janeiro no momento. Entretanto, em breve a opção pode chegar a outras regiões. 

Não será mais necessário fazer autoescola?

Há um projeto em trâmite no Senado Federal que propõe que os interessados em tirar a CNH não precisem mais frequentar as aulas da autoescola. Embora as provas, tanto a teórica quanto a prática, continuem sendo obrigatórias, quem deseja tirar a CNH poderá aprender de forma independente, com parentes ou instrutores contratados por fora.

Uma das motivações para o projeto de autoria de Katia Abreu é reduzir os custos para os cidadãos. Conforme a autora, a proposta pode reduzir em até 80% o preço total para tirar a carteira de motorista. Entretanto, ainda não há uma aprovação final do projeto. É necessário aguardar por novas novidades.

Ronaldo Cunha
Empreendedor(a) 👨‍💻Profissional de TI 📚Certificado Google ✰ Conservador ও Operador de Criptomoedas
Open chat
Olá, seja bem vindo (a) site
Olá, seja bem vindo (a) site Ronaldo Cunha