Veja como identificar se o seu CPF está sendo usado por outras pessoas

Todo mundo quer ter o nome limpo, então é bom ter certeza de que apenas você esteja usando o seu.

Com o crescente número de golpes, furtos e de vazamentos de dados, não é mais tão incomum alguém descobrir que está com o nome sujo mesmo tendo honrado todos os seus compromissos.

Nesses casos, muitas vezes, tenta-se lembrar se emprestou o cartão ou fez um carnê em nome de algum parente que não costuma ser muito confiável. Entretanto, o problema pode ser maior, alguém pode ter conseguido seus dados e os utilizou para realizar compras ou operações financeiras sem o seu conhecimento.

Uma das formas de evitar esse tipo desagradável de surpresa é fazer o monitoramento constante do seu CPF nas plataformas públicas, ou em bancos de dados das empresas de proteção ao crédito.
Confira a seguir alguns dos meios para essa verificação:

1. Consulta no Banco Central

O BC oferece uma plataforma chamada “Registrato”, que pode facilmente ser utilizada pelo cidadão para conferir quando seu CPF foi utilizado para abrir contas, realizar empréstimos, fazer Pix ou mesmo operações de câmbio.

2. Consulta no SCPC

Com um cadastro gratuito no site da Boa Vista Consumidor Positivo, é possível ver se existem contas em atraso, saber quais cartões estão em seu nome e até checar seu score de crédito.

3. Consulta pelo Serasa

A empresa não trabalha apenas para diminuir o risco dos lojistas que concedem crédito, sabia? Caso você vá até o site deles, gratuitamente, poderá conferir se existem restrições, ações judiciais ou protestos em cartório ligados ao seu CPF.

Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo (disponível para Android e iOS).

Esses meios são eficientes, mas o melhor modo de proteger seu nome é cuidar bem das suas informações pessoais, só fornecendo seu CPF quando isso for extremamente necessário e evitando preencher cadastros na internet que solicitem esse número.

Ronaldo Cunha
Empreendedor(a) 👨‍💻Profissional de TI 📚Certificado Google ✰ Conservador ও Operador de Criptomoedas
Open chat
Olá, seja bem vindo (a) site
Olá, seja bem vindo (a) site Ronaldo Cunha